A cirurgia é realizada em mulheres que tiveram perda total ou parcial da mama. Geralmente esta situação ocorre após o tratamento cirúrgico do câncer de mama, porém pacientes que tiveram queimaduras, infecções, traumas, ou ainda deformidades congênitas também podem necessitar de reconstruções mamárias.

Existem vários tipos de reconstrução mamária. Nos casos de perda total da mama a reconstrução pode ser realizada com a utilização de próteses de silicone ou expansores, ou ainda, com tecidos da própria paciente, como por exemplo, quando se reconstrói utilizando-se a pele e gordura do abdome.

A reconstrução mamária pode ser realizada imediatamente, ou seja, no mesmo momento da cirurgia para a retirada da mama, ou tardiamente, após alguns meses ou anos.


Nos casos de perda parcial da mama freqüentemente a reconstrução é feita utilizando-se técnicas de mamaplastia redutora (plástica de redução das mamas), e realizada na maioria das vezes, no mesmo momento da cirurgia para a retirada da lesão mamária.